O que é Sistema on-grid e off-grid?
- Paulo Filho
- 27 de jan.
- 2 min de leitura

Sistema on-grid
O sistema on-grid, como o próprio nome sugere, é conectado à rede de energia convencional. Tudo o que é produzido por meio da captação dos painéis e que não é utilizado na sua rotina volta para a rede elétrica.
Com isso, o cliente tem maior economia na sua conta, podendo ficar com os chamados créditos energéticos e utilizá-los até mesmo em suas outras propriedades. À noite, o sistema fica parado, e o local utiliza a eletricidade normalmente.
No entanto, ainda que promova boa eficiência e menos custos, esse sistema depende da rede elétrica. Ou seja, ele não é totalmente isolado.
Desse modo, quando acaba a energia elétrica, a energia solar funciona? Nesses casos, não. O sistema cessa juntamente com o fornecimento de energia e só pode ser restabelecido quando a luz volta. A principal vantagem está no dia a dia e na economia, e não necessariamente nessas situações.
Sistema off-grid
Já o conhecido sistema off-grid é totalmente diferente. Ainda que a tecnologia para captação seja semelhante, ele não é conectado à rede elétrica.
Por isso, toda a energia gerada é armazenada em espécies de bateria que guardam o suficiente para atender o imóvel à noite. Esse sistema é usado em áreas mais distantes das cidades onde a eletricidade costuma não chegar.
Mas então quando acaba a energia elétrica, a energia solar funciona? Nesse caso, sim. Por não depender da rede, não há impacto no funcionamento do imóvel, pois não é um detalhe percebido, já que não há energia atingindo o local.
O único ponto de atenção, contudo, é que, por ser “autônomo”, esse sistema precisa de alguns cuidados.
Por exemplo: os painéis devem ser bem dimensionados, pois nem sempre também há boa captação de energia, dependendo do dia.




Muito Bom